quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sem Deixar Rastros


– Por favor, procure se comportar.
– Eu? – disse Myron. – Sou um amor de pessoa.
(...)
Calvin Johnson parou diante da porta de uma das tribunas de luxo.
– Você vai estranhar um pouco esta conversa – disse. – Procure dançar conforme a música.
– Tudo bem.
Calvin alcançou a maçaneta e respirou fundo.
– Clip Arnstein, o proprietário dos Dragons, está esperando por nós.
– E mesmo assim não estou tremendo – disse Myron.
Calvin Johnson balançou a cabeça.
– Comporte-se.
Myron apontou para o próprio peito.
– Vim de gravata e tudo.

Hoje vou fazer diferente. Vou dar minha opinião primeiro: dos livros que li da série Myron Bolitar, esse foi o melhor, e isso não é pouco, já que adoro a série.

É sensacional. Myron é uma ex-promessa do basquete que parou de jogar por causa de uma séria lesão no joelho antes mesmo de começar uma temporada regular na NBA pelo Boston Celtics. Dez anos depois de ter sua carreira encerrada, ele estava formado em direito pela Universidade de Harvard e começava uma nova carreira, agora como representante de atletas em ascensão em diversos esportes.
Nesse livro, no entanto, Myron é contratado pelo New Jersey Dragons, time no qual jogava um dos maiores astros da NBA, Greg Downing, um antigo rival de Myron nas torneios de basquete universitário. Mas Downing estava desaparecido, e a contratação de Myron foi, na verdade, apenas de fachada. A idéia era que ele pudesse investigar sem levantar muitas suspeitas sobre o caso, pois os Dragons informaram à imprensa que Greg estava lesionado. Esse não seria um caso comum para Myron Bolitar, que já fora até agente do FBI, pois referia-se a seus traumas do passado.
Com ajuda de seus amigos Windsor Horne Lockwood III (Win) e Esperanza Diaz, Myron começa a vasculhar um passado nada agradável, que incluía sua lesão e outras rivalidades com Greg (eles disputaram até a namorada, que acabou se tornando ex-mulher e grande desafeto do astro do basquete)

A história se desenrola de forma bastante dinâmica e, como sempre, Harlan Coben deixa o leitor cada vez mais confuso, até que, de uma hora para outra, ele conta a verdade.
Eu gosto de livros policiais e de dramas. Quando um livro inclui investigação e drama, tem tudo para eu adorar. Foi assim que aconteceu com esse.
Harlan Coben é um excelente escritor, mas um pouco repetitivo às vezes. Nesse livro, ele não foi.

Ficha técnica:
Autor: Harlan Coben
Título Original: Fade Away
Publicação: 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário