sexta-feira, 26 de junho de 2015

Você Não É Tão Esperto Quanto Pensa

Nascido de um blog (http://youarenotsosmart.com/) que o autor, David McRaney, mantém, esse livro traz 48 "truques" que nosso cérebro nos prega e que nos fazem ser menos espertos do que achamos que somos.
Um livro bastante interessante, pautado em várias experiências e estudos psicológicos feitos através dos anos e que nos mostra que muito daquilo que achamos que temos controle em nossas vidas na verdade são ou controladas pelo meio, ou pelo nosso inconsciente ou são aleatórias. Gostei principalmente do tom amigável e linguagem simples, que fazem o texto ser bem compreensível.
Alguns capítulos merecem destaque, como o que fala do Viés da Confirmação:
O EQUÍVOCO: suas opiniões são o resultado de anos de análise racional e objetiva. 
A VERDADE: suas opiniões são o resultado de anos em que você prestou atenção a informações que confirmavam o que você acreditava, enquanto ignorava aquelas que desafiavam suas noções preconcebidas.
Tendemos a achar que nossas opiniões são baseadas em ouvir de tudo e concluir daí, mas o autor nos faz ver que não é bem assim, que inconscientemente procuramos aquilo que ratifica o que já acreditamos.

A falácia ad hominem:
O EQUÍVOCO: se você não pode confiar em alguém, deve ignorar as afirmações dessa pessoa. 
A VERDADE: o que alguém fala e por que fala deveria ser julgado separadamente.
Essa é uma das coisas mais comuns da vida, desacreditar as coisas ditas por alguém baseado em quem ela é, e não no que foi dito. Fazemos isso o tempo todo e, na maior parte das vezes, sem querer. 

A falácia do mundo justo:
O EQUÍVOCO: pessoas que estão perdendo no jogo da vida devem ter feito algo para merecer isso.
A VERDADE: os beneficiários da sorte geralmente não fazem nada para merecê-la e as pessoas más geralmente se safam sem sofrer consequências.
Nosso mundo não é justo e uma série de fatos aleatórios nos colocaram (e os outros) onde estamos. Simples assim.

O jogo dos bens públicos:
O EQUÍVOCO: poderíamos criar um sistema sem regulamentações onde todo mundo contribuiria com o bem da sociedade, todo mundo se beneficiaria e todo mundo seria feliz. 
A VERDADE: sem alguma forma de regulamentação, preguiçosos e vigaristas vão destruir os sistemas econômicos porque as pessoas não querem se sentir como otários.
O simples porquê de um sistema comunitário entre humanos ser impossível. Também simples, também devastador.

Vendidos:
O EQUÍVOCO: tanto o consumismo quanto o capitalismo são sustentados por corporações e publicidade.
A VERDADE: tanto o consumismo quanto o capitalismo são motivados pela competição entre consumidores por status.
A "cruel" verdade sobre a revolta da juventude é que ela é só uma moda como qualquer outra.

A minha grande queixa, no entanto, recaí sobre a tradução da obra. Sei que traduzir não é algo simples, afinal, eu estudei para isso, mas também sei que certas estruturas e certas palavras são armadilhas certas e que um tradutor cuidadoso não cai nelas com facilidade. O erro que mais me incomodou nesse livro foi a consistente tradução de "assume" por "assumir", quando o que o texto pede é a palavra "presumir", que é a tradução mais comum de "assume". Houveram outros momentos em que a tradução deixou a desejar, na minha humilde opinião, o que tornou a leitura um pouco menos interessante do que poderia ser.

Ficha técnica:
Autor: David McRaney
Título original: You're Not So Smart
Ano de publicação: 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário