sexta-feira, 23 de maio de 2014

Jack & Jill

Quando comecei a ler Jack & Jill, tinha uma espectativa boa, uma vez que seu autor, James Patterson, é um dos mais renomados da atualidade, tendo escrito mais de 100 livros e muitos best sellers. E o livro não começou mal, tendo a primeira cena já me deixado bastante interessado e intrigado. O autor colocou a personagem principal, Alex Cross, em uma encruzilhada: proteger as criancinhas (brutalmente assassinadas com pauladas no rosto) de seu bairro ou ajudar a desvendar a natureza dos criminosos que se denominavam Jack e Jill? Ele queria ajudar as crianças, mas seu superior, o arrogante senhor Pittman, decidiu que Cross trabalharia ao lado do FBI na investigação dos crimes do casal não identificado.
Não me agradava, para falar a verdade, ler um livro em que criancinhas fossem mortas brutalmente e o assassínio fosse descrito pelo autor (obviamente sem revelar a identidade do criminoso). Mas a história era intrigante e, para alguém que havia escrito cerca de 10 livros, aparentemente bem escrita.
Os problemas do livro, porém, começaram a surgir, e a leitura a ficar cada vez mais massante. As autoridades, ao investigar, cometeram erros que, sinceramente, nem eu cometeria. Falha do autor. Antes de ser assassinada, uma personagem participava de uma festa (foi o último lugar em que ela esteve). Saiu do local junto com um homem, mas não sem antes conversar com ele por algum tempo. Era uma pessoa importante e muito famosa, dificilmente passaria despercebida a conversa com o homem e sua saída. Mas, segundo o autor, ninguém a viu, ou melhor: ninguém foi sequer entrevistado das pessoas que participavam da festa. A história, depois, se desenrolou numa seqüência de, na minha opinião, erros do autor em ambas as tramas. Quase desisti da leitura, mas continuei. Li até o final, só pra poder dizer que li, não gostei e que não recomendo, de forma alguma, a leitura desse livro.
Não vou dizer que não gostei da personagem principal, o investigador Alex Cross, porque seria mentira. Gostei dos personagens, mas não gostei da trama. Achei ela péssima, para falar a verdade. Mal elaborada e com furos claros. Talvez James Patterson tenha livros realmente bons, mas esse não é um deles, e não sei se vou ler outro um dia.

Não à toa, Stephen King falou o seguinte, descrevendo Patterson:
“Um péssimo escritor muito bem sucedido.”

Ficha técnica:
Autor: James Patterson
Título original: Jack and Jill
Ano de publicação: 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário