terça-feira, 20 de maio de 2014

As Relações Perigosas

Luxúria, orgulho, avareza, inveja, ira. Traição, intrigas, vingança, ódio.
As palavras acima definem um livro difícil de ler, não por conta de sua característica epistolar, mas por sua linguagem de época. O autor, Choderlos de Laclos, dizia que as cartas e os fatos contados eram verdadeiros, não havendo, porém, certeza sobre isso.
De qualquer forma, se os fatos não forem reais, só é possível dizer que isso aumentaria, e muito, a genialidade do que foi escrito. Personagens de características peculiares para a época (mas não incomuns nos dias de hoje), formam uma trama desenvolvida com base em características muito humanas, sendo elas ruins ou péssimas; boas, às vezes.

No século XVIII, a história se inicia com a saída da jovem filha da Sra. de Volanges, Cécile, de um colégio de freiras, pois estava prometida em casamento ao Conde de Gercourt. Essa promessa, no entanto, fez com que outras pessoas - em especial a Marquesa de Merteuil -, no desejo de vingança, se aproximassem da jovem e ingênua menina no intuito de acabar com o casamento e com a reputação do poderoso conde.
Logo que é informada sobre o casamento que se aproximava, a marquesa envia uma carta a seu aliado e amante Visconde de Valmont exigindo sua imediata volta a paris a fim de ajudá-la em sua vingança. O visconde, porém, ignora a ordem, afirmando que, além de ser uma empreitada fácil, estava com todas as atenções voltadas à conquista da Presidenta de Tourvel, pela qual se dizia apaixonado como nunca estivera. Sua amada, entretanto, era casada, recatada e religiosa.
Entra em cena, então, o Cavaleiro de Danceny que, mesmo sem saber, tinha a missão de conquistar e desonrar a jovem Volanges. Jovens e com muito em comum (incluída a ingenuidade), se apaixonam aos poucos, ainda que não entendessem bem o que acontecia.
A história, que tem como centro o desejo de vingança da Marquesa de Merteuil, se desenvolve cheia de reviravoltas e desfechos surpreendentes envolvendo o amor dos jovens, a luxúria do visconde, o ódio da marquesa e os sentimentos controversos das demais personagens, principalmente referentes aos ‘vilões’.

É possível que se pense que as palavras citadas no início do texto sejam comuns em grande parte dos livros e histórias de romance, e de fato devem ser. No entanto, a forma viva com que elas se fazem presente é que tornam fascinante a leitura do livro.
Esse foi um dos primeiros livros que li, tendo me apaixonado de pronto pela forma incrível de linguagem que ele me apresentava, com termos até então desconhecidos e, além de tudo, o uso de uma conjugação pouco comum hoje em dia: a segunda pessoa, tanto no singular como no plural.

Ficha técnica
Autor: Choderlos de Laclos
Título original: Les Liaisons Dangereuses 
Ano de publicação: 1782
Título alternativo: As Ligações Perigosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário